Acontece na Diretoria

“Conhecendo a Cultura Quilombola”

A Diretoria de Ensino da Região de Barretos buscando a diversificação e aprimoramento constante das suas formações realizou a Orientação Técnica: “Conhecendo a Cultura Quilombola” no dia 18 de junho de 2019.

A formação aconteceu no Quilombo de Ivaporunduva, localizado no município de Eldorado – São Paulo, na SP 165, Eldorado/Iporanga, às margens do Rio Ribeira de Iguape. Composta por 80 famílias, a Comunidade de Ivaporunduva tem uma população de 308 pessoas, sendo 80 crianças, 195 adultos e 33 idosos.

Participaram da formação Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico e professores da área de Ciências Humanas, representando as 31 escolas  jurisdicionadas à  Diretoria de Ensino. see their price list. O principal objetivo dessa ação é subsidiar os docentes para que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola sejam efetivamente desenvolvidas nas escolas através do Projeto ERER – Educação para as relações Étnicos Raciais.

Durante a formação supervisores, PCNPs e professores conheceram a história da fundação do Quilombo, a valorização da cultura afro-rural paulista, os meios de subsistência dos moradores demonstrando o cultivo da alimentação consumida pelos mesmos.  Além disso,  participaram de diversas oficinas: Caça e pesca , Artesanato com fibra de bananeira, Farmácia viva – Plantas Medicinais  e Garimpo do ouro.

Partindo da visitação e vivências  no Quilombo, os docentes estão engajados para desenvolver na sala de aula atividades voltadas para o Projeto ERER. A culminância desse trabalho será  realizadas no mês de Novembro – Mês da Consciência Negra e posteriormente na Expoprojetos.

Os professores puderam ainda visitar a Caverna do Diabo, a  maior do Estado de São Paulo  localizada dentro do Parque Estadual da Caverna do Diabo na cidade de Eldorado, see more ideas here. O foco da visitação foi o contato dos docentes com a fauna e animais da Mata Atlântica e a observação das formações rochosas da caverna.

Culminância dos Projetos da Diretoria de Ensino de Barretos. Momento em que as 31 escolas apresentam os resultados do ano letivo.

Para ter acesso a nossa galeria de fotos, basta clicar no link desejado abaixo: